sexta-feira, 24 de abril de 2020

CAGECPM – ATIVIDADES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


1ª Atividade:

Caros alunos
Estamos passando por momentos difíceis em nosso país, momentos de muitas angústias e dúvidas em consequência da COVID-19 que ameaça a todos.
Nós aqui em São Bernardo do Campo estamos preocupados com o bem estar e a saúde de todos, por isso as nossas aulas não poderão ocorrer de forma presencial. Sabemos que é imprescindível o envolvimento de todos, população e governos, para o combate da COVID-19 e adotando as práticas de higiene e distanciamento social, logo isso tudo passará e poderemos nos encontrar novamente.
Vamos aguardar atentamente as recomendações para que possamos no futuro retomar nossas atividades com segurança, afinal a vida é mais importante do que tudo.
Cuidados importantes em função da pandemia:
  •  Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool sempre.
  •   Evite tocar nos olhos, nariz e boca, as mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus.
  • Mantenha pelo menos 1,5 metro de distância entre você e qualquer outra pessoa. Evite aglomerações.
  •  Não compartilhe objetos de uso pessoal.
  •  Cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida descarte o lenço usado imediatamente)
  • Use máscara caseira se precisar se deslocar para atividades essenciais, mas não descuide das outras práticas de higiene.


Responda as questões abaixo escrevendo no seu caderno.
Escreva seu nome no início, responda as questões, não precisa copiar a pergunta, só numere. Em seguida tire foto com seu celular e poste no grupo.
Se preferir pode digitar no celular mesmo, não se esqueça de colocar seu nome.

1.    Como você tem enfrentado essa Pandemia? Causou alguma mudança na sua rotina? Explique.
2.    Você e seus familiares estão conseguindo cumprir todas as exigências de prevenção? Explique.
3.    Como você percebe a nossa população, estão levando a sério as medidas de prevenção? Explique.
4.    Você acredita que essas medidas de prevenção podem ser adotadas por todos, independente da classe social? Explique
Responda com calma, vamos caminhar devagar até todos se acostumarem com a nova rotina.
Bom trabalho a todos!!!

2ª Atividade:

A Economia Solidária (continuando a atividade iniciada antes da suspensão das aulas)
Existem grupos, organizações e pessoas que buscam formas alternativas de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.
No modelo econômico dominante, o capitalismo, a competição gera uma corrida por mais e mais lucro, por isso, todas as empresas querem vender mais, para mais pessoas e mais lugares. Acabam pagando menos para seus funcionários, não necessariamente levando em consideração os custos ambientais e sociais dessa produção.
Alguns estudiosos consideram que o capitalismo intensificou uma divisão de classes: de um lado, os detentores dos meios de produção (como dinheiro, maquinário, matéria prima), e de outro lado, os não proprietários (como proletários e operários). Logo, os meios de produção são privados, ou seja, pertencem a uma pessoa ou grupo específico. Já os que não detêm esses meios vendem sua força de trabalho em troca de um salário.
Em oposição, surgiu a proposta de economia solidária, uma alternativa para geração de emprego e renda. A ideia compreende algumas práticas econômicas e sociais baseada em valores como democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza e valorização do trabalho humano.
Nas economias solidárias existe o apoio mútuo entre os membros de um agrupo, que partilham responsabilidades, resultados, e a gestão e a coordenação do empreendimento.
Engloba diferentes tipos:
Cooperativa: Neste modelo todos os trabalhadores são sócios e a remuneração é obtida proporcionalmente em relação ao trabalho executado. As decisões são tomadas em assembleia com a participação de todos os membros, não há uma relação de hierarquia, não há patrão e empregado, todos tem o mesmo poder.
Empresas auto gestionárias: empresas geridas pelos próprios trabalhadores após os donos decretarem falência. O funcionamento é semelhante ao das cooperativas
Clube de trocas: Espaços onde os membros do grupo podem obter produtos ou serviços e efetuar pagamentos utilizando uma moeda própria do clube, a moeda social. O uso de moedas sociais pode contribuir para promover o desenvolvimento econômico e reduzir as desigualdades sociais e regionais no Brasil, essas moedas não substituem o Real, mas estimulam o dinheiro a circular em locais onde quase não existem bancos tradicionais. O Banco Palmas é um dos pioneiros na organização de moedas sociais.
Trata-se de moedas que não substituem o Real, mas forçam o dinheiro a circular dentro da comunidade, só valem no comércio local. Ou seja, a riqueza gerada em uma comunidade é obrigatoriamente reinvestida ali mesmo.
Circulam em favelas, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e vilas de pescadores ou áreas rurais marcadas pela ausência do Estado e pela inexistência de bancos tradicionais.
Acesse o link abaixo e saiba mais sobre economia solidária
Sobre o texto acima, responda:

  1)   De que forma poderíamos viver em um mundo melhor e mais harmônico? Elabore um pequeno texto com as suas conclusões.

   2) Que crítica o artista faz por meio da charge abaixo:


Lembre-se para responder as perguntas você pode digitar no celular mesmo, ou escrever no seu caderno, tirar foto e em seguida postar no grupo, não se esqueça de colocar seu nome no início.

Faça a atividade com calma, qualquer dúvida, vamos conversando por esse canal.

Bom trabalho a todos!!

ATIVIDADES

PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ● DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA. PROFESSOR: THIAGO MARTINS. ● ...