1ª
Atividade:
Caros
alunos
Estamos
passando por momentos difíceis em nosso país, momentos de muitas angústias e
dúvidas em consequência da COVID-19 que ameaça a todos.
Nós aqui
em São Bernardo do Campo estamos preocupados com o bem estar e a saúde de
todos, por isso as nossas aulas não poderão ocorrer de forma presencial. Sabemos
que é imprescindível o envolvimento de todos, população e governos, para o
combate da COVID-19 e adotando as práticas de higiene e distanciamento social,
logo isso tudo passará e poderemos nos encontrar novamente.
Vamos
aguardar atentamente as recomendações para que possamos no futuro retomar
nossas atividades com segurança, afinal a vida é mais importante do que tudo.
Cuidados importantes em função da pandemia:
- Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool sempre.
- Evite
tocar nos olhos, nariz e boca, as mãos tocam muitas superfícies e podem ser
infectadas por vírus.
- Mantenha
pelo menos 1,5 metro de distância entre você e qualquer outra pessoa. Evite
aglomerações.
- Não
compartilhe objetos de uso pessoal.
- Cobrir
a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou
espirrar (em seguida descarte o lenço usado imediatamente)
- Use máscara caseira se precisar se deslocar para atividades essenciais, mas não descuide das outras práticas de higiene.
Responda as questões abaixo escrevendo no seu
caderno.
Escreva seu nome no início, responda as
questões, não precisa copiar a pergunta, só numere. Em seguida tire foto com
seu celular e poste no grupo.
Se preferir pode digitar no celular mesmo, não
se esqueça de colocar seu nome.
1. Como
você tem enfrentado essa Pandemia? Causou alguma mudança na sua rotina?
Explique.
2. Você e
seus familiares estão conseguindo cumprir todas as exigências de prevenção?
Explique.
3. Como
você percebe a nossa população, estão levando a sério as medidas de prevenção?
Explique.
4. Você
acredita que essas medidas de prevenção podem ser adotadas por todos,
independente da classe social? Explique
Responda com calma, vamos caminhar devagar até todos se
acostumarem com a nova rotina.
Bom trabalho a todos!!!
2ª
Atividade:
A Economia Solidária
(continuando a atividade iniciada antes da suspensão das aulas)
Existem grupos, organizações e
pessoas que buscam formas alternativas de produzir, vender, comprar e trocar o
que é preciso para viver.
No modelo econômico dominante,
o capitalismo, a competição gera uma corrida por mais e mais lucro, por
isso, todas as empresas querem vender mais, para mais pessoas e mais lugares.
Acabam pagando menos para seus funcionários, não necessariamente levando em
consideração os custos ambientais e sociais dessa produção.
Alguns estudiosos consideram
que o capitalismo intensificou uma divisão de classes: de um lado, os
detentores dos meios de produção (como dinheiro, maquinário, matéria prima), e
de outro lado, os não proprietários (como proletários e operários). Logo, os
meios de produção são privados, ou seja, pertencem a uma pessoa ou grupo
específico. Já os que não detêm esses meios vendem sua força de trabalho em
troca de um salário.
Em oposição, surgiu a proposta
de economia solidária, uma alternativa para geração de emprego e renda.
A ideia compreende algumas práticas econômicas e sociais baseada em valores
como democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza e valorização
do trabalho humano.
Nas economias solidárias
existe o apoio mútuo entre os membros de um agrupo, que partilham
responsabilidades, resultados, e a gestão e a coordenação do empreendimento.
Engloba diferentes tipos:
Cooperativa:
Neste modelo todos os trabalhadores são sócios e a remuneração é obtida
proporcionalmente em relação ao trabalho executado. As decisões são tomadas em
assembleia com a participação de todos os membros, não há uma relação de
hierarquia, não há patrão e empregado, todos tem o mesmo poder.
Empresas auto gestionárias:
empresas geridas pelos próprios trabalhadores após os donos decretarem
falência. O funcionamento é semelhante ao das cooperativas
Clube de trocas:
Espaços onde os membros do grupo podem obter produtos ou serviços e efetuar
pagamentos utilizando uma moeda própria do clube, a moeda social. O uso de
moedas sociais pode contribuir para promover o desenvolvimento econômico e
reduzir as desigualdades sociais e regionais no Brasil, essas moedas não
substituem o Real, mas estimulam o dinheiro a circular em locais onde quase não
existem bancos tradicionais. O Banco Palmas é um dos pioneiros na organização
de moedas sociais.
Trata-se de moedas que não
substituem o Real, mas forçam o dinheiro a circular dentro da comunidade, só
valem no comércio local. Ou seja, a riqueza gerada em uma comunidade é
obrigatoriamente reinvestida ali mesmo.
Circulam em favelas,
comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos e vilas de pescadores
ou áreas rurais marcadas pela ausência do Estado e pela inexistência de bancos tradicionais.
Acesse o link abaixo e saiba
mais sobre economia solidária
Sobre o texto acima, responda:
1) De que forma poderíamos viver em um mundo melhor
e mais harmônico? Elabore um pequeno texto com as suas conclusões.
2) Que crítica o artista faz por meio da charge
abaixo:
Lembre-se para responder as
perguntas você pode digitar no celular mesmo, ou escrever no seu caderno, tirar
foto e em seguida postar no grupo, não se esqueça de colocar seu nome no
início.
Faça a atividade com calma,
qualquer dúvida, vamos conversando por esse canal.
Bom trabalho a todos!!